Hospital Regional Hans Dieter Schmidt recebe doação de cadeira de rodas especial |
Primeiras doses da Qdenga devem chegar a Joinville semana que vem
-
Foto: Rogério Vidmantas / Prefeitura de Dourados -
Anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde
Na próxima semana, terá início a distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios selecionados pelo governo federal. Entre as cidades contempladas está Joinville, conforme anunciado nesta quinta-feira (1), pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, durante uma reunião tripartite realizada na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília.
O imunizante Qdenga, fabricado pelo laboratório japonês Takeda, recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a tradução para o português de sua bula, uma exigência da agência reguladora. A resolução do impasse ocorreu com o envio do arquivo em formato digital, conforme informou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em pronunciamento na quarta-feira (31).
A vacinação contra a dengue, no entanto, terá uma abordagem específica devido à quantidade limitada de doses fornecidas pelo laboratório. A prioridade será para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que apresenta o maior número de hospitalizações, depois dos idosos. Pessoas com mais de 60 anos não estão indicadas para receber a dose, devido à ausência de estudos clínicos nessa faixa etária.
O Ministério da Saúde estima que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024. Essa medida visa fortalecer a prevenção e o combate à dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que representa um desafio constante para a saúde pública no Brasil.
Confira as cidades de Santa Catarina que receberão o imunizante
Araquari
Balneário Barra do Sul
Barra Velha
Corupá
Garuva
Guaramirim
Itapoá
Jaraguá do Sul
Joinville
Massaranduba
São Francisco do Sul
São João do Itaperiú
Schroeder
Deixe seu comentário